Na trilha de Conselheiro


 Na trilha de Conselheiro.


CONSULTORIA:

Jadilson Pimentel – historiador sobre vida e obra de Conselheiro. Contato Tucano.
Dr. Marcelo – promotor publico em Euclides da Cunha e arredores. Contato Tucano.
Marcus Planta – presidente da Aries. Tucano.
Jonas Terra – presidente da Emaus. Tucano.
Inicio da peregrinação em Feira de Santana em 13 de Dezembro 2011.
Descrição... Partida de Feira de Santana ás 14:00 horas, cumprido os primeiros 15 km. Pausa em Cidade Nova, academia do Sr. Caribé, pernoite, aceitação de Jesus num culto evangélico particular. Boa conversa, bom alimento, cama quentinha e banho.


Cidade Nova – primeira etapa. Academia do Sr.Caribé.

Descrição... Partida de Sr. Caribe às 06:00 hs rumo a Santa Bárbara, sol escaldante, refrescado por lufadas de vento vindo dos caminhões e carros apressados que circulam pelo asfalto quente do sertão. A mochila me é confortável, sobretudo após deixar um livro de 600 paginas e um par de tênis para traz. Sol e calor e pro meu deleite alguns pés de caju onde me esbaldo com saborosas frutas colhidas no pé.


Santa Bárbara – segunda etapa. Primeira dama – Rosinha- do Município. Festa da Cidade.

Descrição... Chegada a Santa Bárbara, sou recebido pela primeira dama do município, Rosinha. Hospedagem em uma casa de passagem, alimentação, banho, cama limpa e o humor de Raimundo – o pai da casa. Nos dias que se seguem festa em honra a cidade, vou à missa e procição. Permaneço nesta cidade por três dias. Tudo vai bem. Gozo de excelente saúde estou sem dinheiro algum, mas nada me falta graças a Deus.


Serrinha – terceira etapa. Biblioteca municipal. Banho e refeição. Dormida ao tempo.

Descrição... Partida de Santa Bárbara às 05:30 da manhã, longa jornada pela frente. Faz sol e pouco vento. Aqui e ali um pé de caju me enche de alegria e satisfação. Enquanto caminho canto musica de trabalho e lembro-me do velho homem que se queima e se esvai ao calor do sol – esta nascendo um novo ser. Conselheiro não teve mordomias. E lá vou eu. Chego à cidade de Serrinha e busco refugio, abrigo, guarita, mas nada, nada acontece. Por fim sou recebido com desconfiança por funcionários da biblioteca municipal, que após conversar-mos um pouco, mostram-se sensíveis e calorosos; oferecem-me um banho de balde, uma quentinha e algumas bolachas e achocolatados. Durmo numa cobertura a beira da estrada. Pela manhã sigo em direção a Teofilandia. 


Teofilandia – quarta etapa. Raimundo artista plástico.

Descrição... Etapa difícil de cumprir, os pés apresentam bolhas, a muchila pesa mais que de costume, calor escaldante, peço alimento em um posto de gazolina, ganho uma quentinha, me alimento , escovo os dentes e sigo andando devagar por que já tive pressa, levo meu sorriso por que já chorei demais. Por volta das 17:00 hs chego a Teofilandia, peregrino pela cidade em busca de abrigo até chegar a Raimundo Guerreiro, artista plástico dos bons. Cria condições para me hospedar em uma pousada, enfim, um banho, uma cama e uma nova etapa a ser cumprida quando o dia amanhecer.


Araci – quinta etapa. Prefeitura municipal – Sec. do bem estar social. Fernando Peltier.

 Descrição... tranqüila caminhada rumo a Araci, vou adiante, o sol começa a aquecer e sinto meu corpo transpirar. A etapa não será tão longa por tanto sigo com tranqüilidade, busco água potável em uma morada a beira da estrada, recarrego meu copo térmico e vou. Motoristas de caminhões e carros de entrega me reconhecem e sinalizam – me. Sigo em paz e sinto-me amparado. Encontro um trecheiro que vem em sentido contrario ao meu. Falamos um pouco, ele me diz sobre o risco de alguns lugares pelos quais irei passar então lhe digo que estou a serviço do Pai, rimos um pouco e cada qual toma seu rumo. Chego a Araci por volta das 16:00 hs. Dirijo-me à secretaria de desenvolvimento social, conto minha historia e os motivos que me trouxeram. Encontro generosidade e apoio. Agora tenho alimentação por dois dias. Onde dormir e banhar-me? Ai são outros tantos. Parto em busca de possibilidades vou ao Cras que já esta fechado. Vou ao Centro Cultural onde não encontro alma viva. Procuro certo locutor da radio local e agente de cultura da cidade; só poderei ser recebido na manhã seguinte. Estou disposto a ir ao delegado de policia e pedir pra que me prenda até o dia seguinte. Um morador da cidade me indica a morada de um ator e diretor de teatro do município, vou até ele e sou recebido como rei. Enfim sensibilidade, inteligência, disponibilidade e amizade sincera encontro em Fernando Peltier; gênio da raça. Fico morando na casa deste senhor por sete dias. Recomponho-me, estou bem nutrido intelectualmente, espiritualmente e fisicamente. A dor do parto é doida, mas tenho que partir. Um abraço forte, um muitíssimo obrigado, são cinco horas da manhã e lá vou eu deixando na passagem um novo e grande amigo. Que Deus o abençoe sempre.


Tucano – sexta etapa. Áries – Casa de Apoio ao Alcoólatra. Marcos Planta e Jonas Terra.
Historiador – Jadilson – Jadd. Natal, Revlon, Carnaval –
AMAÚS, GRANDE MOTIVO.
Descrição. Baixar e ler missão abreviada – Biblioteca Nacional de Portugal. ``livro utilizado
por Conselheiro em suas pregações´´.
Estou produzindo workshop, projetos, serviços de bibliotecário etc.
Emaus e Aries.
Euclides da Cunha – Os Sertões. Flavio de Barros ``fotografo da guerra´´.
Descrição... ( ... ).


Segundo Jadilson, a obra de Conselheiro é extremamente barroco – arquiteto, fazedor de igrejas, cemitérios e restaurador de almas. Homem Santo - retalhos de suas vestes serviam como curativos aos seus seguidores. Fazia verter água de rochas, tirava a gravidade dos troncos de madeira que tocava. Vida muito difícil na infância perde a mãe aos cinco anos, o pai se casa e a madrasta o trata muito mal, parte, seguindo os Cappuccinos, torna-se construtor, oficio que aprende com os missionários, daí surge Antonio Conselheiro o beato.
Depois de quatro confrontos com as forças governamentais: policia militar, exercito e infantaria é finalmente massacrado em um combate que durou quase um ano. Lutando com paus, machados, foices, tática de guerrilha expulsou as forças governamentais em Uauá, Cícero Dantas, Canudos. Chegou a ter em sua comunidade a segunda maior população do estado da Bahia, perdendo apenas para Salvador na Época e tornando-se alto sustentável. Criavam gado galinhas, bodes, carneiros, cabras e porcos. O cultivo de horti – fruti - granjeiros, mais a criação de animais eram feito de modo comunitário, onde era feito a partilha e o excedente vendido às comunidades vizinhas – Jeremoabo e Monte Santo em dias de feira. Era proibida a comercialização e consumo de álcool, assim como a prostituição. Em menos de três anos Canudos tornou-se maior que muitas cidades em seu entorno.
Com a proclamação da republica cai o sistema de governo monarquista passando para o presidencialismo causando grande revolta e rejeição de Conselheiro e seus seguidores, pois ele era contra a taxação de impostos, obrigatoriedade de pagamento para casamentos e tantas outras mudanças que o novo regime impunha. Na cidade de Cícero Dantas antigo Bom Conselho, Conselheiro chegou a mandar queimar as tabuas de impostos; espécie de listagem de impostos que deveriam ser recolhidos pelos comerciantes, feirantes e que eram dispostos em lugares visíveis à população.
Conselheiro tinha seus comandantes; homens que o ajudavam na construção e na organização do lugar: Em Canudos os recém chegados eram recebidos pelo comandante de rua João Abade, ninguém entrava em Canudos sem seu conhecimento. Havia em Canudos uma verdadeira organização administrativa, policiamento, comercial, vigilantes distribuídos por pontos estratégicos com seus devidos comandantes, havia o chefe militar, também o responsável pelo recrutamento e treinamento de novos combatentes. As estradas de Cocorobó e Uauá eram vigiados por grupos treinados, assim também como as vertentes de Canabrava entregues a um de seus mais afamados adeptos, um sujeito chamado Pedrão. outro combatente de fibra, Estevão, era o guarda do Cambaio, em cujas gargantas seria destroçada e posta em fuga a segunda expedição do governo comandada pelo major Febronio de Brito com cerca de 550 homens bem armados em Janeiro de 1897. No Angico, outra via de comunicação com Canudos estava sob a guarda de Joaquim Tranca - Pés e seus combatentes. Antonio Fogueteiro era uma espécie de espião de Canudos, alguém responsável pelo não ser surpreendido. Também Chico Ema, batedor que vez e outra fazia rondas pela região. Antonio Beato era responsável pelo rigoroso policiamento interno. Manoel Quadrado era uma espécie de curandeiro chefe do arraial. Pajéu tudo indica ser o comandante geral de guerra. Dizem ter sido ele Pajeu o responsável pela morte do comandante da temerosa terceira expedição do governo o general-comandante Moreira Cezar que comandava uma tropa formada por 1300 homens que abandonaram o campo de batalha, fugindo diante da perda de seus comandantes, seus lideres, deixando para traz mantimentos, armamentos e munição. Os capturados eram decapitados e suas cabeças expostas em fileiras para que servissem de desestimulo aos remanescentes soldados.
Durante um ano Canudos e sua população resistiu, derrotou e acabou por ser dizimada, num dos maiores crimes cometidos pelo governo federal, denunciado ferozmente por Rui Barbosa, e pelo jornalista Euclides da Cunha enviado especial do jornal O Estadão de São Paulo especialmente para cobrir a guerra. Suas matérias e relatos deram origem ao livro Os Sertões.
Nesta campanha contra os camponeses de Canudos – novembro de 1896 a outubro de 1897. O governo utilizou a infantaria, exercito e a cavalaria contando com aproximadamente a participação de 12.000homes em quatro expedições, e investidas contra o povoado de Canudos que tem sua historia iniciada em 1893 em terra de uma fazenda abandonada no Sertão nordestino. Seu mentor e líder foi ANTONIO MENDES MACIEL.
Descrição.

Checar Rose / Elomar. Cantadores dos temas do Sertão.
Checar jornal O Rabudo – matérias sobre Conselheiro.
Checar a Folhinha Laemmert – matéria sobre Conselheiro – 1887.
Checar os Sertões – Euclides da Cunha.
Checar Missão Abreviada – bíblia utilizada por Conselheiro – Biblioteca Nacional de Portugal.
  

Conselheiro. Texto.


O Profeta.
Cansado da fome espiritual
Em meio a um deserto triste meu caminho fiz,
E um anjo de seis asas veio a mim
Num lugar onde havia uma encruzilhada.
Com dedos leves como o sono
Tocou as pupilas de meus olhos
E minhas proféticas pupilas abriram
Como olhos de águia assustada.
Quando seus dedos tocaram meus ouvidos,
Estes se encheram de rugidos e clancores
E ouvi o tremor do céu
E o vôo do anjo da montanha
E animais marinhos nas profundezas – o sertão vai virar mar!
E a crescer o mandacaru do vale.
E, então, pressionou-me a boca
E arrancou-me a língua pecadora,
E toda sua malicia e palavras vãs,
E tomando a língua de uma sabia serpente
Introduzui em minha boca gelada
Com sua mão direita encarnada.
Então, com sua espada, abriu meu peito
E arrancou-me o coração fremente.

E no vazio do meu peito colocou
Um pedaço de carvão em chamas.
Fiquei como um cadáver, deitado no deserto; exposto ao sol e a poeira.
E ouvi a voz de Deus clamar:
``levanta profeta, e vê e ouve,
se portador da minha vontade -
atravessa terras e rios construa com teu sangue um oceano,
e incendeia o coração dos homens com o verbo. ´´ 

CONSELHEIRO CONFESSO.

Espetáculo Teatral solo, inspirado na vida e obra de Antonio Conselheiro, com estréia prevista para Setembro 2012. Neste espetáculo será dada ênfase ao homem místico, visionário, impulsionado pela fé e profundo conhecedor das escrituras Sagradas. O espetáculo Teatral ``Conselheiro Confesso´´ trará a cena o recurso eixo alterado do tempo, fragmentos do Butho – dança expressionista de origem japonesa – assim como fragmentos de trechos da Bíblia Sagrada, alem de poemas em que o amor seja tema central.
Em cena o que se verá será uma performance repleta de imagens, sons onomatopéicos e gestos que busquem externar o pensamento e o espírito deste que foi um dos maiores lideres populares do Sertão nordestino, vivendo em Canudos sua saga. Aliando-se a ao povo, aos desvalidos, despossuídos e insatisfeitos com o mundo que os rodeia
.
Não nos prenderemos ao passado, nem tão pouco seremos nostálgicos. O espetáculo Conselheiro Comfesso estará comprometido em despertar na assistência um sentimento fraterno e de cumplicidade para com aqueles que despertaram para as causas sócias - ambientais. Utilizando para isto do recurso mídia primaria; a linguagem do corpo, ou, arte de fronteira que reside no limite entre a dança e o teatro.


O CENARIO.

Este será composto por elementos naturais tais como: terra, serragem, arroz, alem de papel madeira. Deverá também ser construído um co-palco de onde Conselheiro fará sua confissão à assistência. Durante sua caminhada com eixo alterado do tempo, figurinos deverão ser suspensos- magicamente- serão figurinos que remetam o imaginário da assistência à atmosfera de um Sertão em derrisão. E provocando no imaginário do publico a visão de uma grande população que segue seu líder. Sapatos e alpacartas em grande quantidade de pares cairão do teto, sugerindo a morte dos seus seguidores. Ao final da performance, uma chuva de arroz sugerirá o inicio de um novo tempo, uma nova possibilidade de ser e estar.
                                                                                                                                              A LUZ.

Iluminação a base de lâmpadas próprias para iluminação publica tipo vapor metálico cor azul, verde e lâmpadas vapor sódio, mais luz natural de candeeiro, estarão responsáveis por criar ambientação expressionista, dando à performance respiração cênica nas várias camadas, platores pelos quais se dara o desenvolvimento e andamento do espetáculo.

 A MÙSICA.

  Sons de sino - de – bode- chocalhos deverão pontuar a trajetória de Conselheiro, assim como um solo de rabeca dará brilho ao espetáculo em momentos específicos, dando assim, volume ao desenvolvimento da performance em seus vários momentos. Alguns sinos deverão estar distribuídos estrategicamente entre a assistência possibilitando a esta liberdade para co-musicar o espetáculo.


O FIGURINO.   

Conselheiro estará usando uma túnica- Kafka- branca ou azul envolvendo todo o seu corpo e ostentando em sua cintura um rosário com crucifixo.

A PERFORMANCE.

 Conselheiro Confesso, espetáculo teatral solo com duração aproximada de 50 minutos. Trará a cena fragmentos da vida e obra de Antonio Conselheiro, líder popular que viveu no Sertão nordestino, construindo ao lado de seus seguidores uma comunidade – Canudos – vivendo ao lado dos pobres e confrontando-se com o poder estabelecido. Poder este oriundo dos Coronéis e de um Governo conivente com seus interesses.
Quando a assistência entrar na sala de representação o espetáculo já terá começado. Este encontrara um ambiente esfumaçado, a atmosfera estará sendo cortada por um solo de rabeca e ao fundo poderá ser visto um homem – Conselheiro - em luta pelo direito à vida-butho. Neste momento da performance uma tênue luz de candeeiro dará brilho a cena.
Peregrinação de Conselheiro. Nosso herói parte para viver sua saga, e, enquanto caminha – eixo alterado do tempo- emite sons, palavras, onomatopéias, cânticos ininteligíveis, porem rico e repleto de sonoridades e significados.
No caminho vão surgindo novos caminhantes, e luzes vapor de sódio irão dando ao espetáculo um caráter expressionista, gerando sombras e duplicando imagens. Estas luzes serão acionadas uma a uma, numa crescente de acordo com o avançar de Conselheiro.
No procenio – Canudos - Conselheiro dirige-se até o co-palco, de onde fala diretamente a assistência. Uma tênue luz invade a assistência, criando uma atmosfera de cumplicidade. Sapatos caem do teto, em momento preciso. O texto terá uma crescente e em seu ápice. Black- out.
Da-se inicio a uma chuva de arroz acompanhado por uma cantiga popular.
Sorrir de crianças invade o espaço.                                                                                                            

FIM.
 
                                                                                                                                        O CONVITE.

Este será confeccionado em couro cru – sola. Ferrado com a marca, CONSELHEIRO em uma face e no verso a marca do grupo Circulo do Sol Cultu & Arte. O convite terá um pequeno orifício transpassado por uma fita modelo do Senhor do Bom Fim.

O PROGRAMA.
                                                                                                                                                           Deverá ser confeccionado em papel reciclado, trazendo ao fundo mancha água com o mapa da trajetória de Conselheiro pelo Sertão nordestino. Também deverá trazer impresso o texto da peça assim como ficha técnica e passagens da pesquisa de campo – depoimentos, fotos de moradores da região e nomes logomarcas dos apoiadores.

DIVULGAÇÃO.  

Serão produzidos folder, santinhos, cartazes e banner onde devera constar os nomes dos apoiadores do espetáculo teatral Conselheiro Confesso. Também será utilizado o recurso mídia eletrônica – blog e email. Mais chamadas nas emissoras de radio das cidades por onde o espetáculo peregrinará fazendo sua temporada. 

DISTRIBUIÇÃO.  

Pensamos levar a performance teatral Conselheiro Confesso às populações excluídas de bens artísticos, sobretudo e principalmente o teatro. Atuando assim como protagonistas na distribuição e capacitação de novos agentes teatrais através de workshop que serão oferecidos às populações que irão consumir o espetáculo teatral.
Ocuparemos espaços alternativos tais como, por exemplo: auditórios, salas e pátios de escolares, assim como galpões, capelas, clubes e todo e qualquer espaço que comporte um mínimo de 50 pessoas sentadas.

O TEXTO;  em processo de pesquisa.                                                                                                                                                        
Este deverá constituir-se em pretexto para o desenvolvimento da performance e envolvimento da assistência na atmosfera proposta pelo espetáculo.
O texto devera ser composto durante a pesquisa antropológica.
Uma possibilidade de texto de abertura:                                                                                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário